top of page
  • Foto do escritorDr. Jorge Lyra

Vamos falar sobre o MELANOMA!

O melanoma é um tipo de câncer de pele que se origina nos melanócitos, ou seja, nas células produtoras do pigmento da pele, apesar de ser considerado um tipo de câncer de pele raro, pois representa apenas 3% dos casos de câncer de pele no Brasil, é importante ficar atento, principalmente pessoas de pele muito clara. Apesar dele ter o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade, as chances de cura são de mais de 90%, quando diagnosticado precocemente.


O melanoma, em geral, tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos, que pode mudar de cor, de formato ou de tamanho e apresentar sangramentos conforme sua evolução.

.

Por isso, é importante observar a própria pele constantemente, e procurar imediatamente um #dermatologista ou #cirurgião especialista caso detecte qualquer lesão suspeita. Lembrando que lesões que podem surgir em áreas difíceis de serem visualizadas pelo paciente, embora sejam mais comuns nas pernas, em mulheres; nos troncos, nos homens; e pescoço e rosto em ambos os sexos. Além disso, vale lembrar que uma lesão considerada “normal” para um leigo, pode ser suspeita para um médico.


Então na duvida procure um médico.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page