top of page
  • Foto do escritorDr. Jorge Lyra

Todo câncer é hereditário?

Em geral o câncer não é hereditário. Existem apenas alguns raros casos que são herdados, tal como o retinoblastoma, um tipo de câncer de olho que ocorre em crianças. Muitos acreditam que genético e hereditário, são a mesma coisa, porém o câncer genético é quando um distúrbio, dano ou erro no material genético, pode ser motivado por uma infecção, má alimentação, estresse, radiação ou outros fatores.



O câncer hereditário é transmitido entre gerações, e pode se revelar em algum momento da vida do indivíduo. O câncer é uma doença que depende de fatores ambientais e hábitos de vida, não é realmente hereditário, essa doença não é tão simples, pois os cânceres não começam de um único gene, geralmente ele é ocasionado por alterações genéticas que acontecem nas células.


Porém, algumas pessoas podem herdar genes modificados e que aumentam as chances de desenvolver algum tipo de câncer. Por exemplo, algumas mulheres têm mutação no gene BRCA1, como é o caso da atriz Angelina Jolie, e possuem aproximadamente 80% de chance de desenvolver câncer de mama ou ovário, em algum ponto de sua vida.


O cânceres hereditários são problemas genéticos comuns em pessoas de uma mesma família, isso pode acontecer em uma transmissão vertical (quando é passado de uma geração para geração) ou por um padrão hereditário do tipo autossômico dominante, em que existem 50% de risco ser transmitido para os filhos em cada gestação.


Para ser considerado hereditário ele possui algumas características comuns como idade precoce, vários membros da família manifestam a mesma neoplasia ou neoplasias parecidas, e cada geração apresenta o mesmo tipo de câncer.


Se existir casos de cânceres hereditários na sua família, é importante a realização do check-up anual com exames de rastreio de possível alteração genética para a prevenção e diagnóstico precoce de possíveis alterações.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page