top of page
  • Foto do escritorDr. Jorge Lyra

Qual a relação da H.Pilory e o Câncer de Estômago?

A H.Pilory é uma bactéria que se acomoda no intestino ou estômago, e prejudica a barreira protetora, estimulando uma inflamação que pode causar sintomas como dor e queimação abdominal, além de aumentar o risco de desenvolver câncer e úlceras.



Essa bactéria pode ser detectada durante a realização do exame de endoscopia, teste de urease ou uma biópsia.


🔵 Mas, o que essa bactéria tem a ver com o câncer de estômago?


Como ela favorece a deterioração da barreira protetora do estômago, deixando-o mais suscetível ao desenvolvimento de gastrite crônica, que pode levar a formação de úlceras, as úlceras podem evoluir para uma atrofia gástrica e logo depois para uma metaplasia intestinal, ao acontecer alterações de células que revestem a parede do estômago, depois viram displasia celular, e quando essas células ganham tamanhos e formas diferentes, chegam a se tornar um câncer gástrico.


🔵 Câncer de estômago


O câncer de estômago está relacionado a diversos fatores ambientais e principalmente à alimentação, mas a infecção por H.Pilory pode aumentar o aparecimento deste tumor. A organização Mundial da Saúde (OMS) considera essa bactéria como um agente cancerígeno, mas é importante ressaltar que possuir essa bactéria no estômago não significa que a pessoa vai ter câncer, na realidade apenas 1% podem chegar a desenvolver câncer de estômago devido a H.Pylori, porém mesmo assim é um fator de risco que merece muita atenção.

Além dessa bactéria, outros fatores podem levar ao desenvolvimento do câncer gástrico, como ter mais de 50 anos, etnia negra, história de linfoma gástrico, obesidade e tabagismo.


🔵Como essa bactéria vai parar no estômago?


A infecção dessa bactéria acontece principalmente por alimentos e água contaminados, por falta de higiene e também com o contato de fezes ou vômitos de pessoas que possuem essa bactéria.

O tratamento para a sua eliminação, é através da combinação de dois antibióticos, por um certo período.

92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page