Entenda o câncer de rim: Causas e tratamento

Cada pessoa possui dois rins (direito e esquerdo), que se situam no abdômen ao lado da coluna vertebral e abaixo das costelas. Esses órgãos são envoltos por uma fina camada de tecido conjuntivo e por uma camada de gordura. Os rins são os principais filtros do corpo humano, eles são responsáveis pela eliminação de substâncias metabolizadas pelo organismo, e manter o equilíbrio de água e sais do corpo, fabricar hormônios que estimulam a produção de glóbulos vermelhos, além de ajudar na regulagem da pressão arterial.

O câncer de rim é um dos tipos de tumor maligno que mais atinge o sistema urinário, ficando atrás apenas do câncer de bexiga. Apesar de não ser um dos tipos mais comuns de câncer no Brasil, 40% dos casos têm diagnóstico tardio da doença, já manifestando quando a doença já se espalhou para outras partes do corpo.

CAUSAS

Apesar das causas da doença ainda não serem totalmente definidas, existem alguns fatores que podem contribuir para seu desenvolvimento, como:

• Tabagismo;

• Obesidade;

• Histórico familiar;

• Hipertensão;

• Doença de Von Hippel-Lindau e diálise.

Já a sua evolução é variável, pois depende de cada paciente e suas peculiaridades e estilo de vida.

SINTOMAS

O câncer de rim em seu estágio inicial não costuma apresentar sintomas, quando eles surgem os mais comuns são:

• Sangue na urina;

• Dor na região lombar;

• Perda de peso sem motivo;

• Cansaço, palidez e febre.

Já no estágio mais avançado da doença, pode apresentar os seguintes sintomas:

• Aumento do volume abdominal;

• Inchaço nas pernas;

• Falta de ar e tosse;

• Dores ósseas ou fraturas;

• Dor na cabeça e tonturas;

• Visão dupla e perda da força muscular em dos lados do corpo.

PREVENÇÃO

A prevenção consiste na prática de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, pratica de atividades físicas, não exagerar em bebidas alcoólicas e ficar longe do tabaco, além disso é importante manter o acompanhamento médico no caso de histórico familiar da doença.

TRATAMENTOS

Apesar de existir inúmeras formas de tratamento do câncer, o cirúrgico, geralmente, é o mais indicado nos casos de câncer de rim. Sendo a #nefrectomia radical ou parcial, a cirurgia mais realizada nestes casos. Podendo ser realizada por meio da videolaparoscopia, cirúrgica minimamente invasiva, que apresenta várias vantagens para a recuperação mais rápida do paciente.

.

Para pacientes que estão em estágio avançado com metástases, existem formas de tratamentos com imunoterapias, uso de drogas inibidoras da angiogênese, com estes medicamentos associados ou não a cirurgia pode levar ao controle e regressão da doença.

Dependendo do caso a quimioterapia e a radioterapia podem auxiliar, porém o melhor tratamento irá sempre depender do estado clínico de cada paciente.