• Dr. Jorge Lyra

Dia Internacional da Mulher: diga sim a vida, mantenha seus exames preventivos em dia!

Atualizado: 24 de Mar de 2018


Conheça a importância da prevenção do câncer feminino.


Existem dois tipos de prevenção do câncer: a prevenção primária que tem como objetivo impedir que o câncer se desenvolva no organismo, sendo através da adoção de hábitos de vida saudáveis e evitando a exposição a substâncias que são causadoras do câncer. E a prevenção secundária, que como objetivo detectar e tratar as doenças pré-malignas, como: as lesões causadas pelo vírus HPV (Papilomavírus), os pólipos nas paredes do intestino ou cânceres sem sintomas iniciais.


Segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), os tipos de câncer mais incidentes no sexo feminino são o câncer de pele não melanoma (80.410 mil novos casos estimados), o câncer de mama (59.700 mil novos casos estimados) e o câncer do colo do útero (16.370 mil casos novos estimados).


Sabendo que pelo menos um terço dos novos casos poderiam ser prevenidos, separamos algumas dicas de como as mulheres podem se prevenir da doença:

Câncer de Pele


Como prevenir: Evite a exposição direta ao sol das 10h às 16h, use filtro solar com fator de proteção igual ou superior ao 15, fazendo reaplicações a cada duas horas. Além disso, é importante usar chapéu, óculos escuros e roupas com fator de proteção. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.


Câncer de Mama


Como prevenir: Mulheres com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente, e entre 50 a 60 anos, é importante ainda realizar a mamografia a cada dois anos, esses exames são recomendados mesmo que você não perceba nenhum sintoma. No caso de histórico familiar, se mãe, irmã ou filha tiveram câncer de mama antes dos 50 anos de idade, as chances de você ter a doença são maiores, logo os exames preventivos devem ser iniciados pelo menos 10 anos antes da idade em que o familiar foi afetado. Quem já teve câncer em um das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, é importante ficar atento sempre, sendo necessário a realização do exame clínico das mamas anualmente já a partir dos 35 anos de idade.


Câncer do Colo do Útero


Como evitar: Tomar a vacina e seu reforço contra o vírus HPV já no inicio da adolescência; Fazer os exames preventivos e acompanhamento ginecológico regularmente; Usar camisinha em todas as relações sexuais, pois somente ela previne a a infecção pelo vírus HPV, que é responsável por 90% dos casos de câncer do colo do útero.


Outras dicas de prevenção do câncer são:


Não Fume! - 90% dos casos diagnosticados de câncer de pulmão, está associado ao consumo de derivados de tabaco. Ao fumar, são liberadas no ambiente cerca de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas pelo fumante e também pelo não fumante (tabagismo passivo).


Mantenha uma alimentação balanceada e saudável - A alimentação saudável pode reduzir muito o risco de câncer. Sua dieta deve conter, diariamente, pelo menos cinco porções de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, além de leite e derivados desnatados, queijo branco. Evite: Coma menos alimentos gordurosos, salgados, enlatados, frituras, carne de porco, carne vermelha com gordura aparente, pele de frango, embutidos (linguiça, salsicha e salame), e gordura hidrogenada.


Pratique atividades físicas regularmente - A pratica regular de atividades físicas é essencial para saúde do corpo e mente. A recomendação é praticar pelo menos 30 minutos diários de alguma atividade, pode ser uma caminhada, corrida, andar de bicicleta ou um simples passeio com as crianças, academia também pode, desde que seja supervisionada de um profissional para não correr riscos de lesões nos aparelhos.


No caso de dúvidas procure ajuda médica!


Fonte: INCA

56 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Dr. Jorge Lyra. Todos os direitos reservados.