Câncer do Aparelho Digestivo: um alerta para a mudança no estilo de vida!

Vamos falar sobre o câncer do aparelho digestivo de forma geral, devido à alta incidência de casos de câncer no Brasil, que tem a estimativa anual de mais de 600 mil novos casos para este ano, segundo o INCA, e o grande número de mortes por câncer somente no último mês, segundo a pesquisa realizada pela DataSus, foram mais de 18 mil casos, superando inclusive as doenças cardiovasculares.

Entre todos os tipos de câncer do aparelho digestivo, que são mais de 10 tipos de tumores, podemos destacar 3 tipos que são configurados como muito prevalentes, que são o câncer de colorretal, o de estômago e o esôfago.

O câncer de estômago está diretamente relacionado ao nosso hábito de vida, principalmente, devido a infecção do H.Pylore, uma bactéria de transmissão fecal-oral, que acontece por má higiene, seja dos alimentos ou da nossa própria mão, onde acabamos levando está bactéria para nosso estômago, que se proliferar e causar o tumor. Outras causas são o histórico familiar e o estilo de vida, como a alimentação, dietas principalmente de embutidos.

O câncer colorretal, ou de cólon, já é um pouco diferente, apesar do seu fator de risco também estar ligado com o histórico familiar, sua principal causa é a alimentação, como consumo excessivo de carne vermelha, de gordura, fumo e ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, pacientes com históricos de constipação crônica ou doenças no intestino, como doença inflamatória intestinal idiopática (DII), representada pela doença de Crohn e pela retocolite ulcerativa devem ficar atentos e manter sempre o acompanhamento médico. Outro fator que precisa de atenção para este tipo de câncer é a obesidade.

Já o câncer de esôfago, que existem dois tipos o carcinoma espinocelular, que está relacionado ao tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e, existem ainda estudos relacionados ao consumo de bebidas quentes, como o chimarrão, porém ainda não está totalmente comprovado cientificamente este último fator. O outro tipo de tumor de esôfago é o adenocarcinoma, que está diretamente ligado ao à doença do refluxo e ao esôfago de Barrett. Aqui no Brasil o tipo de câncer de esôfago mais comum é o carcinoma espinocelular.

A principal maneira de prevenção destes tipos de câncer é por meio da mudança de hábitos, ou seja, buscar ter uma vida mais saudável, além de manter os check-ups médicos em dia, principalmente, quem tem histórico familiar da doença.