top of page
  • Foto do escritorDr. Jorge Lyra

A importância da vacina contra o HPV(Papilomavírus)

A vacina contra o HPV é uma das principais formas de prevenção do câncer de colo de útero nas mulheres e do câncer de pênis nos homens. Isso por que na maioria dos casos, essas doenças são provocadas pelo HPV (papiloma humano). A infecção de alguns dos tipos do vírus ataca, especialmente, as mucosas oral, genital e anal. Além destes dois tipos o HPV também está relacionado com câncer de boca, garganta e ânus.



A vacina contra o HPV é ofertada pelo SUS nas Unidades de Saúde e em Redes Privadas de vacina, sendo extremamente eficaz na prevenção desses tumores. A faixa etária indicada para a vacinação pela rede público é meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos, na rede privada não tem limite de idade, porém o ideal é de esteja na faixa de 9 a 45 anos. Lembrando que todos devem tomar as duas doses, com um intervalo de seis meses entre elas. Esse espaço de tempo entre as doses é fundamental para a produção de anticorpos, que é o que vai gerar a proteção contra o vírus. É importante destacar que quanto maior o intervalo entre as doses, menor será a eficácia.


A vacinação pode ajudar a prevenir a infeção pelo HPV e o câncer de colo do útero e pênis, mas não é indicada para tratar a doença. Por isso, também é importante usar o preservativo em todos os contatos íntimos e, além disso, a mulher deve consultar o ginecologista pelo menos 1 vez por ano e realizar exames ginecológicos, como o Papanicolau.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page