top of page
  • Foto do escritorDr. Jorge Lyra

Novembro azul: Atenção para saúde do homem!

O novembro azul foi criado em 2003 na Austrália, quando dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, que inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, resolveram fazer o mesmo para o câncer de próstata. A regra era: o dinheiro que seria usado em produtos para se barbear seria destinado no final do mês para as entidades e hospitais que combatem o câncer de próstata. Já o mês de novembro foi escolhido para fazer um jogo de palavras, chamando de Movember, que seria a combinação de moustache (bigode) e november (novembro).


No Brasil a campanha foi incorporada ao calendário de saúde somente em 2008, com intuito de conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem. O grande objetivo é informar e mostrar ao homem a necessidade do check-up médico periódico, que preveni diversas doenças, inclusive o câncer de próstata. Que é o principal tipo de câncer debatido nesse mês, sendo este o câncer mais prevalente nos homens com aproximadamente 65 mil casos novos por ano.


Ele acomete geralmente homens na faixa etária entre 45 e 65 anos de idade e está também muito relacionado com o estilo de vida. O consumo excessivo de álcool, cigarro, gorduras, podem favorecer a incidência desse câncer. O diagnóstico precoce pode ser realizado através de dois exames, o primeiro é um exame de sangue chamado PSA, uma sigla do termo inglês (Prostate Specific Antigen) que em português é (Antígeno Prostático Específico). O segundo é o temido toque retal, um exame rápido, com duração de 1 a 2 minutos e indolor, em que o médico vai tocar e examinar a próstata.


O câncer de próstata tem uma peculiaridade, como ele começa na zona periférica, através do exame do toque é possível sentir o nódulo em uma fase extremamente precoce, antes mesmo do exame PSA. Por isso, é importante que os homens não deixem de ir até o urologista regularmente e fazer os exames de prevenção, principalmente após os 40 anos.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page