• Dr. Jorge Lyra

Dezembro Laranja: campanha reforça a prevenção do câncer de pele

Dezembro é o mês da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD.

A campanha tem como intuito propagar a prevenção e conscientização sobre o câncer de pele. Esse ano o tema escolhido foi "Se exponha mas não se queime”, fazendo um trocadilho entre a exposição solar e a exposição nas redes sociais.


A conscientização pública é a melhor forma de reduzir o número de casos, pois quando a população sabe das consequências que essa doença pode trazer, passam a ter mais cuidados e se alertam para preveni-la. E por isso a importância dessa campanha, que promove ações por todo o país no decorrer do mês, com a proposta de divulgar os benefícios do uso do protetor solar e do diagnóstico precoce para a redução do câncer da pele.


As principais recomendações são para evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. Mas mesmo com todo esse cuidado, é importante nunca deixar de se prevenir com o uso diário de protetor solar, que deve ser reaplicado de duas a três horas, ou após longos períodos na água.


Para participar da campanha é simples: basta vestir-se de laranja, usar o laço laranja, decorar o ambiente de trabalho e compartilhar o conteúdo nas redes sociais com as hashtags #dezembrolaranja e #verãolaranja.


Casos no Brasil


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil são de câncer de pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer de pele do tipo não melanoma. Felizmente sobre a estimativa de novas ocorrências de câncer de pele não melanoma diminuiu em 10 mil casos de um biênio para o outro, dados relevantes para esse câncer que ainda é o mais incidente no Brasil.



13 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 por Dr. Jorge Lyra. Todos os direitos reservados.