CÂNCER DE COLORRETAL: Um mal que merece nossa atenção!

Conhecido como câncer de cólon, o câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres e, segundo o INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCA), já representa 10% dos novos casos de câncer anual.

Considerado silencioso, ele é uma doença que pode se iniciar na parte do intestino grosso e reto.. Os sintomas são variados e costumam a aparecer somente quando o estágio da condição está mais avançado. Por isso, é importante ficar atento aos sinais como: prisão de ventre frequente, inchaço abdominal, anemia, fezes finas ou diarreias continuas, sangue nas fezes, perda de peso sem motivo aparente, cansaço e fadiga, pois estes podem ser indicativos da doença.

Na maioria das vezes atinge pessoas com 50 anos ou mais, mas isso não quer dizer que pessoas mais jovens não venham a ter, um exemplo é o ator do filme Pantera Negra, Chadwick Boseman, que faleceu devido a doença aos 43 anos. Neste caso, a causa é devido a pré-disposição genética, quando há ou houve alguém na família com a doença, nestas situações o ideal é manter os exames em dia, principalmente após os 40 anos. Assim caso o paciente seja diagnosticado e tratado precocemente as chances de cura aumentam.

Outro ponto importante é que por ser um câncer que está relacionado com o modo de vida que levamos alguns fatores, como a obesidade, o tabagismo, o alcoolismo e a má alimentação devem ser evitados.

Por Dr. Jorge Lyra

Cirurgião Geral e Oncológico